Conteúdos elaborados por Cláudia Maia Mendes, uma aluna do curso de Ciências da Comunicação da FLUP

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Proposta de Trabalho 3- Análise Crítica sobre um dos exemplos de Infografia

    Uma outra parte da 3ª Proposta de Trabalho de Design e Comunicação Visual consistia na redação de um ensaio teórico relativo a um dos exemplos recolhidos de infografia. 
   
    A infografia tem como principal objetivo a criação de informação imagética, isto é, com o menor recurso possível a texto. Contudo, prima pela compreensão imediata dessa mesma informação visual. Está intimamente ligada à ilustração e ao grafismo. 
     A minha escolha recaiu, então, sobre a infografia que mais me chamou a atenção e que mais completa me pareceu.


   Este exemplo está claramente ligado à cultura chinesa, descrevendo detalhadamente a sua maneira de vestir. A associação imediata é inevitável, o que é um ponto a favor da infografia em questão. 
    As cores são variadas e chamativas, assim como a disposição dos vários elementos em si, com a figura principal no centro e as secundárias em seu redor. 
    As roupas e acessórios são descritos ao pormenor e são acrescentadas algumas "curiosidades" como o "antes e depois" ou a altura de certos elementos das vestes. Pequenos apontamentos criativos, como a tradução da palavra "kimono", a caixa do canto superior direito com o nome de cada parte da peça ou a pequena barra inferior que contextualiza historicamente as vestes chinesas tornam a infografia extremamente interessante. 
    O tipo de letra dos títulos e sub-títulos remete também para a China e para a sua caligrafia, ao contrário do que acontece no texto corrido e informativo (tipo de letra básico e simples). O fundo da infografia apresenta também algumas referências à caligrafia chinesa supracitada. 
    A mensagem informativa torna-se extremamente fácil de captar através das imagens mais pequenas que traduzem todo o texto que se encontra na infografia, pelo que o objetivo primordial da mesma foi sem dúvida atingido.



quarta-feira, 21 de maio de 2014

Proposta de Trabalho 3- Exemplos de Infografias

   Para o terceiro e último trabalho de Design e Comunicação Visual, foi-nos indicado que deveríamos criar uma infografia, isto é, uma apresentação visual de dados, dados esses escolhidos por nós.
   Para esta elaboração ser possível de concretizar o primeiro passo foi a recolha de exemplos, inevitáveis para compreender em que consistia uma infografia.
   Após uma pesquisa na web, aqui se encontram aquelas que para mim são as infografias mais bem conseguidas que observei:




















terça-feira, 20 de maio de 2014

Proposta de Trabalho 3- Notícia escolhida para a Infografia

Bulimia e anorexia já são problemas de saúde pública



       O número de casos de anorexia e bulimia nervosas em Portugal é idêntico aos dos restantes países europeus. Os números, divulgados ontem, no Porto, não são muito elevados mas são preocupantes. "Trata-se de doenças debilitantes, perturbações psiquiátricas graves, que devem ser encaradas como um problema de saúde pública, que atingem jovens que não têm idade para sofrer de perturbações", afirmou o psicólogo Paulo Machado, um dos responsáveis por um estudo nacional destas doenças, realizado pela Universidade do Minho.

     Através do estudo epidemológico que, envolveu duas mil mulheres com idades entre os 15 e os 20 anos, foram detectados oito casos de anorexia nervosa e seis de bulimia nervosa. Foram ainda, diagnosticadas 53 situações de perturbação alimentar. "Casos subclínicos de anorexia e bulimia, ou seja, que não cumprem todos os critérios internacionais, que são muito restritos, para diagnosticar as doenças, mas já apresentam indícios graves para serem tratados", sublinhou Paulo Machado.

    Um dos critérios para diagnosticar bulimia é a ingestão compulsiva de comida, para depois provocar o vómito duas vezes por semana durante três meses. "Imagine-se que é uma vez por semana e que está a acontecer há dois meses. Trata-se de igual modo de uma perturbação alimentar que se deve tratar. O mesmo acontece em relação à anorexia, que se supõe manifestar-se, entre outras coisas, pela falha de ciclo menstrual pelo menos três vezes. "Mas se uma mulher tiver um peso muito baixo para a altura, também deve ser avaliado o seu comportamento alimentar", explicou o psicólogo.

    Mas estas perturbações alimentares têm tratamento. "É complicado e demorado, mas os tratamentos psicoterapeuticos e com psicofarmacos têm tido alguma eficácia", referiu Paulo Machado, acrescentando que o "maior problema é o paciente assumir que sofre da doença". Estas situações "são vividas normalmente com grande secretismo", acrescenta. Um estudo efectuado na Holanda refere que apenas 30% das mulheres que sofrem de anorexia procuram ajuda, enquanto que só 6% das que sofrem de bulimia é que recorrem a tratamentos.

domingo, 18 de maio de 2014

Proposta de Trabalho 3- Memória Descritiva e Resultado Final

   Depois de recolher e analisar inúmeros exemplos de infografias, parti para a elaboração da parte final da terceira proposta de trabalho de Design e Comunicação Visual.



   Decidi abordar uma problemática bastante atual e presente na nossa sociedade: a anorexia e bulimia nervosas. Inspirei-me numa notícia do Jornal de Notícias, "Bulimia e anorexia são já problemas de saúde pública", que postarei no blog. Como defende Teixeira (2007), a infografia surge "sempre que se pretende explicar algo, de forma clara e, sobretudo, quando só texto não é suficiente para fazê-lo de maneira objetiva". Foi o que aconteceu com a notícia que escolhi, não era suficientemente clara e percetível para o leitor conseguir retirar dela os dados importantes.
   Optei por utilizar tons de rosa por ser a cor feminina por excelência, achei apropriado visto este ser um problema que afeta maioritariamente as mulheres. Diferenciei o quadrado central com um tom mais escuro para lhe conferir algum destaque, visto ser o que mais informação gráfica possui.
   Como defende Cairo, "para que a ilustração se considere infografia tem que explicar algo, contar uma história." Decidi então começar por explicar o que é a anorexia e a bulimia nervosa, utilizando citações de profissionais. No centro, coloquei os dados retirados da notícia, que resultam de um estudo apresentado no congresso científico "Doentes em risco nutricional", organizado pela Associação de Estudantes de Ciências da Nutrição do Porto. No último quadrado inseri dados mais qualitativos, mas igualmente importantes para a infografia e sua compreensão.
   Como fonte usei o Hobo Std, por julgar que se trata de um estilo de letra adequado à infografia e de fácil e rápida compreensão do leitor.
    A única imagem inserida no meu trabalho tem como intuito mostrar o estado a que o corpo de uma anorética ou de uma bulímica pode chegar. Encontrei imagens mais reais, com seres humanos, no entanto visto que o objetivo da infografia é informar e não chocar ou retirar atenção dos dados apresentados, optei por não as usar.
   Apesar das grandes dificuldades que tive ao longo da realização desta última proposta de trabalho, julgo poder afirmar que correspondi ao pedido e que a minha infografia se encontra bem construída e de fácil compreensão.

sábado, 5 de abril de 2014

Proposta de Trabalho 2- Análise Crítica sobre os Elementos Tipográficos da imagem

Um dos objetivos deste trabalho passava por analisar criticamente uma das fotografias resultante da recolha fotográfica, tendo em conta os seus elementos tipográficos.
Para realizar tal tarefa, optei pela seguinte imagem:



Ela mostra uma placa de alumínio italiana, que tem como objetivo anunciar algo. Escolhi-a pois acho que, de todas as fotografias que recolhi, esta é a que mais elementos possui, tendo por exemplo três tipos de letra.
O primeiro é o que mais sobressai, apresentando caudas, serifas e terminais extremamente trabalhadas, tendo como intenção dar a ideia de que é uma caligrafia quase manual, antiga.
O segundo, constituído apenas por três palavras, é um estilo mais atual. As serifas são lineares e as letras são todas maiúsculas. Tem como função/intenção dar uma indicação precisa e direta (“Do not disturb”).
O terceiro, por fim, é comparável ao segundo. As letras desta vez são todas minúsculas, mas a ideia transmitida é semelhante: está a fornecer uma informação útil, utilizando uma fonte atual e sem grandes pormenores que possam distrair o leitor ou tornar a mensagem menos clara. Mais uma vez as serifas são lineares, as caudas pequenas e os terminais pouco trabalhados.
Quanto às cores e à textura utilizada, julgo que ambas têm como intenção simular que o objeto em questão é antigo e que está já um pouco degradado (contornos “queimados”, cor das letras desgastada).

Proposta de Trabalho 2- Inspiração

Estas foram algumas das imagens que me inspiraram para a construção da Composição Visual.







sexta-feira, 4 de abril de 2014

Proposta de Trabalho 2- Recolha Fotográfica

Um dos objetivos do trabalho era uma recolha fotográfica onde estivessem presentes exemplos da utilização da tipografia. Estas são algumas das fotografias resultantes da minha recolha:




















quinta-feira, 3 de abril de 2014

Proposta de Trabalho 2- Memória Descritiva e Resultado Final


Como segundo trabalho no âmbito da cadeira de Design e Comunicação Visual, foi-nos proposta a criação de uma composição visual, associada à criação de uma composição tipográfica. Poderíamos escolher uma notícia, um texto ou até mesmo um poema e utilizá-lo para a concretização do trabalho.A proposta 2 tem como objetivo principal fazer entender que «(…) a letra nasce para transmitir conhecimento e informação,mas como é um produto de design – cada letra é um desenho - (…) está sempre a evoluir, seguindo o ritmo da cultura.» (COSTA, 2010).  A letra era, portanto, o mais importante da composição, devendo desempenhar o mais importante papel no resultado final.
Comecei por procurar algumas notícias relacionadas com moda e festivais, mas rapidamente decidi optar pelo meu poema favorito: “Ausência”, de Sophia de Mello Breyner:

Num deserto sem água
Numa noite sem lua
Num país sem nome
Ou numa terra nua

Por maior que seja o desespero
Nenhuma ausência é mais profunda que a tua.

Este poema, para além de extremamente bem escrito, possui, na minha opinião, muita força em cada palavra que tem. Por ser pouco extenso, cada frase tem um grande impacto no leitor, principalmente porque todo o poema remete para espaços e elementos possíveis de imaginar na nossa mente (“lua”, “água”, “deserto”, “país”, “terra”, “noite”, etc.), sendo por mim considerado um poema bastante visual.
Passei, então, para a fase de construção da tipografia. O programa utilizado foi o Photoshop. Achei que fazia sentido conjugar pelo menos dois dos elementos mencionados no poema, tendo escolhido três: a noite, a lua e a água. Encontrei uma imagem na Internet que serviu como Layer 1 e que foi a minha inspiração:

Comecei por criar a água, com letras azuis, adotando diferentes fontes e efeitos (como Arch, Fish ou Wave), tentando assim criar um efeito de movimento. O verso do poema que utilizei neste elemento da composição foi “Num deserto sem água”, por ser aquele que claramente mais se relacionava com o pretendido.
Seguidamente tornei os pequenos pontos de luz da imagem em letras soltas. Com o efeito Overglow iluminei-as, de maneira a parecer que eram efetivamente estrelas.
Por último elaborei a lua. Primeiro tornei-a igual à da imagem, um círculo de luz brilhante; depois, visto que tinha sido várias vezes mencionado que o mais importante a trabalhar era a letra no seu papel estético e simbólico, decidi ocupar todo o seu interior com as restantes palavras do poema, soltas, sem constituírem frases. No final, realcei a Bold as palavras que constituíam o último verso (“Nenhuma ausência é mais profunda que a tua”).
A escolha das cores, para além de inspirada na imagem, foi propositada. O preto e o azul, cores escuras e carregadas, simbolizam na perfeição o desespero e a saudade que o poema transmite. As luzes da lua e das estrelas denotam, na minha opinião, uma certa melancolia.
Penso que o meu resultado final, apesar das dificuldades que tive a realizá-lo, ficou satisfatório e conseguiu cumprir o objetivo proposto.





domingo, 9 de março de 2014

Proposta de Trabalho 1- Análise crítica sobre os elementos da Composição Visual




Decidi utilizar esta fotografia, tirada por mim, para explicitar alguns dos elementos relacionados com comunicação visual nela presentes. «Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos (…): o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura,
a dimensão, a escala e o movimento.» (DONDIS, 1991).
Podemos então, inicialmente, constatar que temos presente a cor, neste caso especifico a vermelha/tom bordeux, uma cor quase de ferrugem, na porta e no cano que se encontra um pouco mais à frente. Claro que temos também o dourado do puxador da porta, o preto do grafitti ou o cinzento da parede, mas penso que a cor da porta é a que destoa mais das restantes. Seguidamente, no que diz respeito às formas, vemos várias linhas, ao longo da porta e da parede que a segue; vemos, ainda que lateralmente, um círculo, o da maçaneta da porta; e vemos pontos, sendo estes os parafusos que se encontram na porta.
No que diz respeito à textura, podemos encontrá-la na rugosidade da porta. Quanto à dimensão e escala, sabemos que, devido a ser o elemento que está focado na fotografia, a maçaneta da porta parece maior do que aquilo que é na realidade, ao mesmo tempo que outros certos elementos que se encontram em "segundo plano" na fotografia, como as pessoas a passar, os sinais de trânsito ou os carros, parecem mais pequenos do que realmente são. O movimento está minimamente patente, na medida em que observamos, ainda que não muito nitidamente, vultos de pessoas a passarem na rua.
Penso que esta fotografia apresenta uma certa irregularidade e distorção, pelas diferenças existentes entre este plano e o plano da realidade, no entanto vejo-a como uma imagem interessante e irregular no bom sentido.

Proposta de Trabalho 1-Inspiração

Estas foram as imagens que me inspiraram na criação da capa de CD que nos foi proposta elaborar. As fotografias que se seguem foram todas retiradas por mim da Internet, não sendo nenhuma delas da minha autoria.