Conteúdos elaborados por Cláudia Maia Mendes, uma aluna do curso de Ciências da Comunicação da FLUP

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Proposta de Trabalho 3- Análise Crítica sobre um dos exemplos de Infografia

    Uma outra parte da 3ª Proposta de Trabalho de Design e Comunicação Visual consistia na redação de um ensaio teórico relativo a um dos exemplos recolhidos de infografia. 
   
    A infografia tem como principal objetivo a criação de informação imagética, isto é, com o menor recurso possível a texto. Contudo, prima pela compreensão imediata dessa mesma informação visual. Está intimamente ligada à ilustração e ao grafismo. 
     A minha escolha recaiu, então, sobre a infografia que mais me chamou a atenção e que mais completa me pareceu.


   Este exemplo está claramente ligado à cultura chinesa, descrevendo detalhadamente a sua maneira de vestir. A associação imediata é inevitável, o que é um ponto a favor da infografia em questão. 
    As cores são variadas e chamativas, assim como a disposição dos vários elementos em si, com a figura principal no centro e as secundárias em seu redor. 
    As roupas e acessórios são descritos ao pormenor e são acrescentadas algumas "curiosidades" como o "antes e depois" ou a altura de certos elementos das vestes. Pequenos apontamentos criativos, como a tradução da palavra "kimono", a caixa do canto superior direito com o nome de cada parte da peça ou a pequena barra inferior que contextualiza historicamente as vestes chinesas tornam a infografia extremamente interessante. 
    O tipo de letra dos títulos e sub-títulos remete também para a China e para a sua caligrafia, ao contrário do que acontece no texto corrido e informativo (tipo de letra básico e simples). O fundo da infografia apresenta também algumas referências à caligrafia chinesa supracitada. 
    A mensagem informativa torna-se extremamente fácil de captar através das imagens mais pequenas que traduzem todo o texto que se encontra na infografia, pelo que o objetivo primordial da mesma foi sem dúvida atingido.



Sem comentários:

Enviar um comentário