Depois de recolher e analisar inúmeros exemplos de infografias, parti para a elaboração da parte final da terceira proposta de trabalho de Design e Comunicação Visual.
Decidi abordar uma problemática bastante atual e presente na nossa sociedade: a anorexia e bulimia nervosas. Inspirei-me numa notícia do Jornal de Notícias, "Bulimia e anorexia são já problemas de saúde pública", que postarei no blog. Como defende Teixeira (2007), a infografia surge "sempre que se pretende explicar algo, de forma clara e, sobretudo, quando só texto não é suficiente para fazê-lo de maneira objetiva". Foi o que aconteceu com a notícia que escolhi, não era suficientemente clara e percetível para o leitor conseguir retirar dela os dados importantes.
Optei por utilizar tons de rosa por ser a cor feminina por excelência, achei apropriado visto este ser um problema que afeta maioritariamente as mulheres. Diferenciei o quadrado central com um tom mais escuro para lhe conferir algum destaque, visto ser o que mais informação gráfica possui.
Como defende Cairo, "para que a ilustração se considere infografia tem que explicar algo, contar uma história." Decidi então começar por explicar o que é a anorexia e a bulimia nervosa, utilizando citações de profissionais. No centro, coloquei os dados retirados da notícia, que resultam de um estudo apresentado no congresso científico "Doentes em risco nutricional", organizado pela Associação de Estudantes de Ciências da Nutrição do Porto. No último quadrado inseri dados mais qualitativos, mas igualmente importantes para a infografia e sua compreensão.
Como fonte usei o Hobo Std, por julgar que se trata de um estilo de letra adequado à infografia e de fácil e rápida compreensão do leitor.
A única imagem inserida no meu trabalho tem como intuito mostrar o estado a que o corpo de uma anorética ou de uma bulímica pode chegar. Encontrei imagens mais reais, com seres humanos, no entanto visto que o objetivo da infografia é informar e não chocar ou retirar atenção dos dados apresentados, optei por não as usar.
Apesar das grandes dificuldades que tive ao longo da realização desta última proposta de trabalho, julgo poder afirmar que correspondi ao pedido e que a minha infografia se encontra bem construída e de fácil compreensão.
Sem comentários:
Enviar um comentário