Um dos objetivos deste trabalho passava por analisar criticamente uma das fotografias resultante da recolha fotográfica, tendo em conta os seus elementos tipográficos.
Para realizar tal tarefa, optei pela seguinte imagem:
Ela
mostra uma placa de alumínio italiana, que tem como objetivo anunciar algo.
Escolhi-a pois acho que, de todas as fotografias que recolhi, esta é a que mais
elementos possui, tendo por exemplo três tipos de letra.
O primeiro é o que mais sobressai,
apresentando caudas, serifas e terminais extremamente trabalhadas, tendo como
intenção dar a ideia de que é uma caligrafia quase manual, antiga.
O segundo, constituído apenas por
três palavras, é um estilo mais atual. As serifas são lineares e as letras são
todas maiúsculas. Tem como função/intenção dar uma indicação precisa e direta (“Do
not disturb”).
O terceiro, por fim, é comparável
ao segundo. As letras desta vez são todas minúsculas, mas a ideia transmitida é
semelhante: está a fornecer uma informação útil, utilizando uma fonte atual e
sem grandes pormenores que possam distrair o leitor ou tornar a mensagem menos
clara. Mais uma vez as serifas são lineares, as caudas pequenas e os terminais
pouco trabalhados.
Quanto às cores e à textura
utilizada, julgo que ambas têm como intenção simular que o objeto em questão é
antigo e que está já um pouco degradado (contornos “queimados”, cor das letras
desgastada).
Sem comentários:
Enviar um comentário